terça-feira, 19 de maio de 2009

BODAS DE OURO

TEXTO: Efésios 5: 20-33

Nome do esposo:______________________________
Data de nasc. ___ / ___ / ___ idade_______________
Nome da esposa: _____________________________
Data de nasc. ___ / ___ / ___ idade ______________
Data do casamento: ______ / ___________ / _______
Quantos filhos. _________
Quantos netos __________
Quantos bisnetos ________

Pastor...

...Esta é uma data comemorativa

"transcendental", tempo que ultrapassou os limites da experiência e, que cumpre o mandamento bíblico de viver um para o outro até que a morte os separe.
- Certamente que não foi só flores.
- Dissabores, desentendimentos, discussões, tristezas, choro e até arrependimento podem ter batido no coração de ambos.
- Mas o amor, as orações e o compromisso com Deus os ajudaram a chegar até aqui.
- Temos registrado na Palavra de Deus um exemplo de casal que conseguiu sobreviver porque Deus esteve presente em todas as circunstâncias de sua existência.

1. Abraão e Sara {Gn 12: 10-13} “E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra. E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista; e será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é a sua mulher. E matar-me-ão a mim e a ti te guardarão em vida. Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti”.
> Abraão tinha 75 anos quando Deus o chamou [Gn 12: 4].
> Abraão tinha 100 anos e Sara 90 anos quando lhes nascera Izaque [Gn 21: 5].
> Sara morre aos 127 anos de idade, e Abraão chora a sua morte [Gn 23: 1]
“E foi a vida de Sara cento e vinte e sete anos; estes foram os anos da vida de Sara. E morreu Sara em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; e veio Abraão lamentar a Sara e chorar por ela".

2. Recomendações do Novo Testamento para uma vida feliz a dois;
[Ef 5: 20-22] “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor”. [comentar]
[v 25] “Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. [comentar]
[vs 28-30] “Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo”. [comentar]

[Ef. 5: 31-33] “Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido”. [comentar]

Renovação de compromissos.

Pastor

Há 50 anos N e G vêm consagrando o seu amor a Deus pelo sacramento do Matrimônio, e hoje estão aqui cercados de seus filhos, netos e bisnetos, parentes e amigos, frutos deste amor, para renovar os votos assumidos há 50 anos, vínculo desta união. Foi uma caminhada repleta de momentos significativos, mas sempre acompanhada pela proteção de Deus.

Ainda o pastor...

Neste ato, recordando o dia feliz em que estão renovando os votos de vida a dois com o vinculo indissolúvel do casamento, vamos renovar agora diante de Deus, dos parentes e amigos os votos assumidos no dia do casamento;



O casal repete com o pastor:

“Senhor Deus, na Tua presença, e na presença dos nossos convidados renovamos o nosso amor e prometemos ajudados por Ti, continuarmos edificando o nosso lar. Amem.”

Pastor

O Senhor Jesus Cristo esteja presente nas aflições e nos momentos alegres, e os conserve na abundância de suas bênçãos. Amem.
Entrega das alianças.

[A pessoa escolhida] entra com as alianças
O pastor abençoa as alianças [oração]...

...e faz este comentário:

Senhor, aqui estão as alianças do casal N e G. Elas são símbolos da perfeita união entre eles, durante 50 anos de vida conjugal. Pedimos a bênção divina sobre elas para que seja um sinal visível de amor em suas vidas. Amem.
O marido coloca a aliança no dedo da esposa dizendo:
G, receba novamente esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade para com você. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

A esposa coloca a aliança no dedo do marido dizendo:

N, receba novamente esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade para com você. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Encerramento.

Últimas palavras do pastor - oração - e as cordialidades dos convidados...

Pastor Jônatas Martins Lopes

Nenhum comentário: