terça-feira, 19 de maio de 2009

CERIMÔNIA DE CASAMENTO

Os noivos em pé...

Pastor.

Estamos reunidos neste salão (nesta igreja), na presença de Deus, destas testemunhas e dos convidados para realizar o casamento (religioso) do casal J e E.

O casamento é um ato honroso estabelecido por Deus. A Bíblia nos diz que digno de honra entre todos é o casamento...

O casamento deve ser contraído com reverência e no temor de Deus, considerando-se os fins para os quais ele foi estabelecido.

O casamento foi ordenado por Deus para dar continuidade à vida, para geração de filhos, para o compartilhamento do amor e para felicidade do homem e da mulher.

A relação sexual dentro do matrimônio põe fim aos conflitos interno e externo tanto do homem como da mulher.

Oração pelo pastor...

Leitura Bíblica:

Gênesis Cap. 1: 27 e 28 e Gênesis Cap. 2: 18 a 24.

Tecer comentário...
a) Imagem de Deus
b) Macho e fêmea
c) Deus os abençoou
d) Frutificai e enchei a terra
e) Dominem sobre toda a criação
f) Não é bom que o homem viva só
g) Deus fez a mulher para ser companheira...
h) Adão reconheceu Eva como “osso do seu osso e carne da sua carne.
i) Portanto, deixará o homem o seu pai e a sua mãe e unir-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.

Votos.

Noivo...

J, você promete, diante de Deus e destas testemunhas, receber a E, como sua legítima esposa para viver com ela, amá-la, honrá-la, protegê-la na enfermidade ou na saúde, na riqueza ou na pobreza, mantendo-se fiel a ela enquanto os dois viverem?

Noivo: Sim!

Noiva...

E, você promete, diante de Deus e destas testemunhas, receber o J como seu legítimo esposo para viver com ele, amá-lo, honrá-lo, protegê-lo na enfermidade ou na saúde, na riqueza ou na pobreza, mantendo-se fiel a ele enquanto os dois viverem?

A noiva deve confirmar: Sim!

Entrega das alianças...

O pastor receberá as alianças das mãos do noivo e dirá:

A Bíblia diz que quando Deus fez um pacto com Noé, colocou no céu um arco-íris como sinal do pacto, e disse: “E Eu o verei para me lembrar da aliança eterna”...
...Da mesma forma é bom termos um sinal que nos lembre a realização deste solene ato nupcial. Vocês escolheram estas alianças como sinal de seu matrimônio...
...A aliança é feita de metal precioso, e representa o vínculo que une um homem a uma mulher.

É uma circunferência sem fim, simbolizando a perpétua união de vocês.

Dirigindo-se ao noivo...

J tome esta aliança, coloque-a no dedo anular de sua noiva e repita comigo: Com esta aliança eu me caso com você, e lhe faço dona também dos meus bens terrenos, e por este ato declaro diante de Deus e das testemunhas que a recebo como minha esposa, e que serei fiel esposo.

Dirigindo-se a noiva o pastor dirá:

E tome esta aliança, coloque-a no dedo anular de seu noivo e repita comigo: Usando esta aliança como símbolo de nossa união, eu me caso com você, unindo o meu coração e a minha vida com tigo em todas as circunstâncias.

O pastor pede que o casal se ajoelhe e diz:
Como sinal de fidelidade às promessas que vocês fizeram um ao outro, segurem agora a mão um do outro.

O pastor coloca a mão direita sobre as mãos dos recém-casados e fará uma oração...

Em seguida...

Visto que o J e a E fizeram votos de amor e fidelidade um ao outro, diante de Deus, das testemunhas e dos convidados, eu, ministro Evangélico, os declaro marido e mulher, casados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amem.

BÊNÇÃO PASTORAL

ler...

...Que Deus os abençoe e os guarde, e que a sua misericórdia estendida sobre este novo lar lhes de harmonia e vitórias, e que a graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo permita que vocês vivam no temor do Deus Todo-Poderoso. Amem.

O casal pode receber os cumprimentos das testemunhas e dos convidados.






Nenhum comentário: