terça-feira, 19 de maio de 2009

A FAMÍLIA E O PROCESSO EDUCACIONAL DOS FILHOS

INTRODUÇÃO.


A ESCOLA BÍBLICA é o instrumento usado por Deus para que pessoas venham a aceitar Cristo como Senhor e Salvador, e depois cresçam na graça e no conhecimento de Deus.

A EDUCAÇÃO CRISTÃ é um processo contínuo que envolve a pessoa como um todo, e, não só a parte espiritual.

Lucas 2: 52 nos dá o exemplo perfeito de desenvolvimento do ser humano “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”. (Bíblia Tradução Revista e Atualizada)
Os pais devem se envolver na educação religiosa, moral, ética e emocional dos filhos fazendo com que eles cresçam no conhecimento de Deus estudando e compreendendo a Bíblia. A Educação Cristã envolve a mente, as emoções e o espírito das crianças.

COMO LER, APRENDER E ENSINAR A BÍBLIA.

Esta leitura deve ser preferencialmente metódica ou temática, ou seja, uma leitura planejada, que consiste em classificação dos assuntos e podem ser assim divididos:
1. A criação;
2. A Aliança que Deus fez com Adão, Noé, Abraão, e, ratificada em Izaque e Jacó;
3. Lei de Moisés;
4. Instituição e História de Israel;
5. Como Deus planejou salvar o homem;
6. Doutrina da santificação;
7. Forma de batismo;
8. Liderança no Antigo Testamento;
9. Liderança no Novo Testamento;
10. Vida com Deus;
11. Fé;
12. Graça;
13. Instituição da família;
14. Casamento;
15. Educação dos filhos;
16. Igreja;
17. Como se dará o arrebatamento;
18. Parábolas;
19. A vida de Jesus;
20. Genealogia.

O ensinamento bíblico transmitido pelos pais aos filhos - e pela Igreja colabora no desenvolvimento moral, na personalidade e no caráter da criança, fazendo com que elas aprendam a amar e se relacionar com as pessoas, com Deus e com a família.

O envolvimento da família no ensinamento bíblico tem sido fundamental desde a criação do mundo. Dês de o princípio, os pais foram responsabilizados à missão de ensinar as leis de Deus aos filhos; mais tarde vieram os sacerdotes que também contribuíram na transmissão dos ensinamentos de Deus ao seu povo. Em Neemias oito está registrada uma grande reunião onde se faziam presentes, homens, mulheres e crianças.

Hoje parece que a maioria dos pais acha que é da igreja e da Escola secular a responsabilidade de ensinar e educar as crianças e adolescentes. Mas, por maior que seja o esforço dos professores e dos pastores em transmitir conhecimentos a estas crianças o aprendizado acaba se tornando frágil pela ausência e omissão dos pais.

EXEMPLO DOS PATRIARCAS.

1. Os patriarcas tinham a incumbência de instruir seus filhos a respeito de Deus e de Sua Palavra.

2. Adão ensinou a Caim e a Abel a respeito do mandamento de Deus quanto aos sacrifícios e ofertas.

3. Noé foi exemplo de fé aos seus filhos diante de um mundo corrompido.

4. Abraão, Isaque e Jacó deram exemplo de fidelidade a seus filhos.

5. Nos tempos de Moisés foi enfatizada a responsabilidade dos pais em ensinar aos filhos o caminho do Senhor conforme registro em Deuteronômio 6: 6-7. “Estas palavras que hoje te ordeno, estejam em teu coração; e as ensinas a teus filhos, e fala delas sentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitares e ao levantares”. (VC Alfalit).

6. Outro exemplo bíblico que revela claramente a obrigação dos pais em ensinar seus filhos está registrado no Salmo 78, versos 1-8. (que você deve ler).

DEVER DOS PAIS.

1. Algumas dicas de exemplo de fé e de testemunho que os pais precisam demonstrar no cotidiano familiar
Ø Mostrar aos filhos que crê e ama a Deus;
Ø Mostrar amor à sua família;
Ø Guardar os mandamentos bíblicos;
Ø Ensinar à Bíblia a seus filhos e,
Ø Promover um ambiente saudável no lar, não bebendo, não fumando, não brigando, não pronunciando palavrões,
Ø Desligar a televisão para que a família tenha oportunidade de conversar.
Ø Lembre-se; seus filhos e sua esposa têm muito que perguntar a você e elas não pode ficar sem a devida resposta - é a construção da vida!

2. Os pais devem ensinar seus filhos para que:
  • Depositem sua fé em Deus;
  • Guardem os mandamentos de Deus e,
  • Sejam obedientes e educados.
3. Em Efésios 6: 4 o apóstolo Paulo nos orienta da seguinte forma: “Criai os vossos filhos na admoestação do Senhor”. Isso quer dizer que os pais têm que ensinar em casa a Palavra de Deus. Temos, por exemplo, Loide e Eunice que cumpriram fielmente este mandamento, instruindo Timóteo segundo os mandamentos de Deus (II Timóteo 1: 3-5 e II Timóteo 3: 14,15).

4. Deus planejou que o lar fosse à instituição de treinamento para ensinar as verdades bíblicas aos filhos. (Efésios 6:4) “Pais, não irrite seus filhos; antes os criem segundo a instrução e o conselho do Senhor”. (Bíblia Nova Versão Internacional).

O QUE OS PAIS PRECISAM ESTAR INFORMADOS.

1. Sobre os amigos de seus filhos.

Quem são eles,
Quem são seus pais,
O que fazem os pais dos amigos de nossos filhos,
Como é o relacionamento familiar dos pais dos amigos de nossos filhos,
O que, de construtivo para o meu filho ou minha filha pode vir desta amizade.

2. Os pais precisam tomar conhecimento do que seus filhos estão fazendo na rua ou na Escola e ou com seus colegas;

3. A participação dos pais no processo de aprendizagem provido pela Escola é fundamental para a formação moral e ética de seus filhos.

4. Participação na vida diária escolar, conferindo as matérias e as tarefas.
  • Pergunte a seu filho o que ele aprendeu hoje na Escola.
  • Na medida do possível ajude-o nas tarefas semanais;
  • Reúna a família pela manhã, ou à hora que for mais propícia para leitura da Bíblia e oração;
  • Ore pelo futuro de seus filhos. (Ore com ele e por ele);
  • Valorize a professora ou o professor perante seu filho.
  • Desligue a televisão! Converse com a família e de oportunidade para que a família exponha seus problemas, seus desejos e suas conquistas.
  • Não se esqueça de elogiar os pequenos serviços que as crianças normalmente gostam de fazer voluntariamente - Suas atitudes, suas idéias...
  • Nunca diga: Você não sabe nada, - deixa que e eu faço. Isso prejudica o desenvolvimento intelectual da criança e o seu futuro ficará comprometido.
ENVOLVENDO A IGREJA NA EDUCAÇÃO RELIGIOSA DOS FILHOS.

Esdras 8:1, 15-23; II Timóteo 3: 10-17.

1. Ensinar é desenvolver as faculdades mentais, físicas, intelectuais e morais na formação ou a modificação da conduta do indivíduo.

2. O ensino ministrado pela igreja deve contribuir para a formação do caráter, da personalidade, da ética, da moral, do intelecto e do futuro espiritual de nossos jovens.

3. A esperança para a sociedade, segundo o pensamento dos últimos governos é a educação.

4. O ensino que tem melhores possibilidades de aperfeiçoar o ser humano no seu aspecto legal, é indiscutivelmente o que tem sua base nas Escrituras Sagradas. No versículo 17 da segunda carta a Timóteo, capítulo 3, o Apóstolo Paulo fala que, a finalidade do ensino bíblico é que o homem seja perfeito e perfeitamente preparado para produzir boas obras.

NINGUÉM PODE SER SÁBIO POR SI SÓ.

1. A sabedoria é a qualidade que inclui bom senso, atitudes e ações corretas (Tiago 3: 17) “A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento”. (Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

A palavra sabedoria, do grego chokmah inclui habilidade, tanto na guerra como em administração ou, a prudência em assuntos religiosos, envolvendo a própria ética na família ou na sociedade, e, vem do verbo SABER do grego nagad que significa expor, informar.

2. A sabedoria vem de Deus por meio dos ensinamentos de sua Palavra, não só pela leitura, mas, principalmente através do ensino ministrado pelos professores (Provérbios 1:7-9а) “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender. Meu filho escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter.” (Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

3. A Igreja é o veículo que conduz a família como um todo a Deus e ao conhecimento de das Sagradas Escrituras. A palavra igreja vem do grego ekklesia, derivado de kaleo que pode significar chamar em alta voz, convidar, ou, chamar pelo nome.

CONCLUSÃO

a) IGREJA. Grupo de seguidores de Cristo que se reúnem em determinado lugar para adorar a Deus, receber ensinamentos, evangelizar e ajudar uns aos outros.
b) FAMÍLIA. A palavra família vem do grego mishpachah que significa tribo, povo, nação ou clã.
c) TRIBO. Vem da palavra grega shebet que significa bastão, ou cetro, (sinal de autoridade) (Salmo 127: 3-5) “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que Ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem sua *aljava cheia deles!
“Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal” (Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje). (ler o Salmo 133).

*Aljava. Estojo com capacidade para cinco flechas.

d) POVO. Vem do grego, am, e refere-se a parentes, família.
e) NAÇÃO. Do grego goy, palavra usada para distinguir os descendentes de Abraão (Gênesis 12: 2,3; Êxodo 19:6) e,
f) CLÃ. Derivada da palavra grei que do grego é: chayah. O Dicionário Luft definiu a palavra clã como um aglomerado de famílias de descendência comum. Chayah significa viver prosperamente, ser vivo, ativo, (referindo-se ao homem) (Salmo 68: 10). (Tradução Brasileira). “Ali a tua grei fixou residência; da tua bondade, ó Deus, fizeste provisão para os aflitos”. (Na Bíblia Nova Versão Internacional, Grei ou Clã significa Povo e na Revista e Corrigida significa rebanho).
g) Família é diferente de lar. A palavra lar não aparece na Bíblia, enquanto que a palavra família existe registros em abundância. Família designa pessoas de uma mesma descendência ou linhagem do mesmo sangue, e compõe-se de: Pai, mãe e filhos. E por fim, a família é a mais antiga e a mais importante instituição do mundo. A família tem a mais alta posição de destaque no ceio da raça humana, ela é a célula mater, palavra latina que significa a célula mãe da sociedade, porém está em crise e, precisa da Igreja para sua sobrevivência.

Amem.

BIBLIOGRAFIA

Apostila: Envolvendo a família no processo Educacional
Dicionário Internacional de Teologia do NT
Bíblia Nova Versão Internacional
Pequena Enc. Bíblica
Bíblia On-line 3.00
Dicionário Luft,

Redação, digitação, formatação e montagem
Pr. Jônatas Martins Lopes
 prjonatas@hotmail.com
http://portaldoerudito.webnode.pt
http://crerparamudar.zip.net

Nenhum comentário: